APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kasa - Guarda-chuvas e sombrinhas que só existem no Japão

Outros

Por Kevin

Enquanto alguns acreditam que sombrinhas é para tampar do sol e guarda-chuvas para proteger da chuva, a verdade é que sombrinha é para mulheres e guarda-chuva é unissex. No Japonês não existe essa diferença entre sombrinha e guarda-chuva, lá ele é chamado de kasa [傘].

No Japão os guarda-chuvas possuem muito mais utilidades do que simplesmente se proteger da chuva e do sol. Sabemos que o Japão é famoso pelas inúmeras invenções e variações das coisas. Neste artigo, vamos ver alguns guarda-chuvas e sombrinhas que você não faz ideia de que existe, mas só existem no Japão.

É interessante destacar que a palavra kasa também é escrita (笠) e refere-se a chapeis antigos que possuem uma similaridade com os guarda-chuvas atuais. Podemos começar citando um tipo de guarda-chuva que eu vi bastante enquanto estava no verão do Japão.

Guarda-chuvas transparentes, era tão fácil de encontra-los, eu até comprei um, mas infelizmente esqueci lá no Japão T.T Esse realmente serve para proteger apenas da chuva, mas seu material era bom e resistente.

Kasa - guarda-chuvas e sombrinhas que só existem no japão

Wagasa - Sombrinha Tradicional Japonesa

Vamos começar falando sobre a tradicional sombrinha japonesa - wagasa! Ela é tradicionalmente feita com ripas de bambu e washi (papel aponês). Ela veio da China e era instrumento sagrado usado em cerimônias budistas.

Elas entraram no Japão no período Heian (794-1185) e se popularizaram no período Edo. Elas foram bastante associadas com as gueixas e hoje em dia elas são usadas em ocasiões especiais.

As wagasa possuem diferentes traços, cores, desenhos e símbolos. As sombrinhas roxas costumam ser usadas por gueixas e são símbolo de longevidade. Dançarinas costumam usar rosa, pessoas de meia idade verde ou vermelho, idosos azul escuro e brancos são usados em funerais.

Kasa - guarda-chuvas e sombrinhas que só existem no japão

Atualmente as sombrinhas tradicionais do Japão costumam ser usadas em eventos, cerimônias do chá e de casamentos, festivais e danças tradicionais. Hoje em dia a wagasa é visto como obra de arte e cultura.

Criatividade dos japoneses nos Guarda-chuvas

Sabemos que o Japão ama inventar as coisas, então podemos esperar diversos guarda-chuvas com estampas diferentes. Veja alguns guarda-chuvas temáticos e especiais que aram do limite. Nem todos nessa lista são fáceis de encontrar, muito menos populares.

Alguns guarda-chuvas possuem desenhos ocultos que só aparecem com o contato da água. Outros possuem um visor para se tampar completamente a cabeça e continuar enxergando. Existem até mesmo guarda-chuvas que abrem em fecham da forma inversa.

Kasa - guarda-chuvas e sombrinhas que só existem no japão

Os japoneses já tentaram facilitar a vida das pessoas criando guarda-chuvas que você consegue amarrar em seus braços sem precisar segura-los. Já criaram também um tipo de chapéu guarda-chuvas e até mesmo um chapéu que possibilita sentar sobre ele como uma cadeira.

  • Guarda-chuva Samurai - Chegaram a inventar um guarda-chuva comum, mas que se assemelha a uma katana;
  • Guarda-chuva Kokeshi - O nome é auto-explicativo, ele tem um kokeshi em seu punho;
  • Vegetabrella - Esse ou do limite e se transformou em uma salada;

Guarda-chuvas pervertidos - Um projeto chamado The Milion Girls com objetivo de promover o conceito de Japão bizarro, criou um guarda-chuva chamado Upskirt Umbrella. Em sua parte inferior você encontra a visão das pernas e a calcinha de uma colegial japonesa em anime.

Kasa - guarda-chuvas e sombrinhas que só existem no japão

Você já encontrou alguém usando esses guarda-chuvas bizarros? Tem coragem de comprar uma sombrinha dessas? Ficamos agradecidos pelo seu comentário e compartilhamento. Espero que tenham gostado, não esqueça de ler nosso artigo sobre aiaigasa.