Se você gosta de animes com certeza já deve ter reparado que em alguns deles tem a presença do corvo (鳥, Karasu). Já se perguntou alguma vez se essa ave tem algum significado no Japão?
Muitos animais, plantas e símbolos não aparecem atoa quando se trata da cultura japonesa. Com o corvo não é diferente! No Japão o corvo simboliza gratidão, amor familiar e o mais comum é mensageiro divino que representa o bom presságio. Mas em outras culturas, por exemplo, ele tem simbologias negativas.
Índice de Conteúdo
Como o corvo se tornou um símbolo?
Não tem muitas comprovações a respeito de como o corvo ou a ser considerado símbolo de mensageiro, mas a história mais comum é que um corvo gigante tenha salvado o Imperador Jimmu (神武) durante uma campanha militar em outro país.
O imperador Jimmu é considerado um descendente da deusa do Sol segundo a tradição Xintoísta. Mas, assim como a história do corvo mensageiro, não tem muitas informações sobre sua representatividade.
O irmão mais velho de Jimmu foi morto em uma batalha na qual ele também participou. Ao perder Jimmu percebeu que a luta era contra o sol, então ele resolveu esperar o momento certo para atacar. Após descansar a noite, ele tinha planejado lutar ao ar em Kumano ele encontrou um Yatagarasu (corvo de três patas). Esse corvo o orientou a irem para Yamato e lá ele saiu vencedor.
Atualmente, diz-se que quando se houve um corvo chorar durante a noite significa más notícias.

Yatagarasu, o corvo de três pernas
O ‘’corvo de três pernas’’ ou ‘’mensageiro do céu’’ é popular da mitologia japonesa é chamado de Yatagarasu (八咫烏). As três patas representam Céu , Terra e Humanidade. As três pernas também podem ter ligação com três clãs : Enomoto, Suzuki e Ui. E ainda o significado de períodos do dia: amanhecer, entardecer e anoitecer.
O corvo possui um senso de direção muito aguçado por isso e simboliza proteção. Acredita-se ainda que o Yatagarasu possua as três principais características dos deuses: sabedoria, benevolência e valor.
Na lenda xintoísta fala que o Yatagarasu foi enviado do céu pela deusa Amaterasu guiar Jimmu para que o imperador conseguisse dar os os iniciais para a fundação do Japão.

O corvo e o futebol japonês
Para quem é amante de futebol japonês deve ter notado que o símbolo da Federação de Futebol Japonesa é um corvo de três patas.
O símbolo é um escudo com um corvo de asas abertas que domina a bola de futebol com umas das patas. A cor vermelha e amarela tem relação com a representatividade do sol.
Por causa da lenda o Yatagarasu também é tido como um pássaro que leva a vitória. Então, com certeza faz todo o sentido ele ser símbolo do futebol, afinal o objetivo do mascote é trazer sorte para o time e representar.

A escrita de corvo e pássaro
Para quem tem interesse em aprender japonês principalmente a parte dos ideogramas, ou seja , os kanji sabe que pode ser desafiador afinal aprender outro idioma tem as suas dificuldades. Isso acontece principalmente quando existem palavras e termos bem parecidos e que podem acabar gerando confusão.
Muitos confundem os ideogramas de pássaro (鳥,Tori) e corvo (烏, Karasu). A escrita é bem parecida né? Mas se você prestar atenção a diferença é apenas de um traço que aparece em Tori e em Karasu não.
A professora @kayoshodo (ela explica o kanji da maneira mais didática possível, recomendo) explicou em uma de suas postagens no twitter o motivo do tracinho.
Ela explica que o traço na palavra pássaro existe para representar o olho porque quando tem cor relativamente clara é possível ver com nitidez o olho. Isso não acontece com o corvo, pois ele tem cor escura então o olho quase não é visto.

Os corvos retratados em animes
Consegue se lembrar de algum anime que você já tenha visto a participação de corvos? Eu vou citar dois animes em que o corvo é bem representado simbolicamente: Naruto (ナルト) e Kimetsu no Yaiba (鬼滅).
Naruto Uzumaki é um jovem ninja órfão que mora em Konoha. Ele tem o sonho de se transformar em um Hokage, o líder máximo e mais poderoso de sua vila. Apesar de ter esse objetivo ele é bem encrenqueiro. Naruto possui dentro de si a raposa de nove caldas que foi selada pelo seu pai quando ainda era bebê, e por isso acabou perdendo a própria vida. Por causa disso Naruto é visto pelas pessoas da vila como um ser estranho.

O corvo em Naruto muitas vezes é usado em cenas onde a batalhas de membros da família Uchiha, sendo um dos mais famosos o Itachi. Ele usa a técnica de genjutso, onde na série animada japonesa se trata da manipulação o Chakra para enganar o adversário por meio de ilusões ao confundir um dos cinco sentidos (paladar, olfato, visão, audição e tato). Nesse caso a ilusão criada é a de um corpo fragmentado em vários corvos.
Já Kimetsu no Yaiba conta a história de Tanjirō, que teve sua família assassinada. A mãe e seus irmãos foram mortos por um oni que é uma raça que preda humanos, ameaçando o bem estar da comunidade. A única que consegue sobreviver é a sua irmã Nezuco, mas ela se transforma em uma oni. O desenrolar do anime é Tanjirō tentando de tudo para fazer com que sua irmã volte a se tornar uma humana.
No anime o corvo tem uma a função de mensageiro para os caçadores de onis, inclusive o próprio Tanjirō. Cada membro que a nos testes ganha um corvo para acompanhá-lo e informar das orientações que eles recebem do mestre.
