É comum tentar se aventurar na culinária japonesa, através de receitas vistas na internet, mas na hora de provar o prato sentir que faltou algum detalhe para que a refeição ficasse com o sabor mais fiel ao original. Isso acontece porque o preparo dos alimentos é extremamente cuidadoso, exigindo atenção para uma série de pequenos procedimentos, que am pela escolha dos ingredientes, pelo preparo do prato e até mesmo pela forma de servir e comer. Veja as nossas dicas para melhorar as suas habilidades:
Índice de Conteúdo
Estude as técnicas de corte
A culinária japonesa tem diversas técnicas de corte, quase todas elas diferentes das que estamos habituados: Usugiri, Nanamegiri, Rangiri, Koguchigiri, Sainomegiri, entre muitos outros. Mesmo que os nomes sejam difíceis de aprender, os procedimentos são bem simples. Cada uma das técnicas é voltada para algum ingrediente específico. Essa é uma das principais habilidades a trabalhar se você pretende preparar pratos japoneses fidedignos, pois o corte influencia diretamente no sabor da comida na hora de preparar. Então, pode ser isso que está faltando para aperfeiçoar seus pratos.

Saiba escolher os ingredientes
Uma das maiores limitações enfrentadas no preparo de pratos japoneses no Brasil é com os ingredientes. Muitas vezes, é difícil encontrar um produto exato no mercado. Por isso, neste quesito não há muito o que fazer. Entretanto, para que as suas refeições fiquem com o sabor mais parecido com as do Japão, você deve apostar sempre na compra de ingredientes frescos, principalmente no caso de a receita conter algum peixe. Isso está ao nosso alcance e melhora muito o sabor e a apresentação.

A apresentação também conta
A expressão "Comer com os olhos" pode ter muita força real. Por isso, mesmo que o seu prato esteja fiel aos preparados no Japão, uma apresentação personalizada pode ajudar a criar o clima e colocar o detalhe que faltava para tudo ficar perfeito. Para isso, vale a pena utilizar os mesmos recipientes, objetos e itens de cozinha utilizados pelos orientais, desde os tradicionais hashis, até um faqueiro completo, que possui os talheres indicados para cada situação, valorizando inclusive o gosto dos alimentos.

Aprenda direto da fonte
Por comodidade, é comum procurar receitas em canais e páginas brasileiras sobre a culinária oriental. Porém, é inevitável que o preparo dos pratos sofra influências da cultura da região de quem prepara, mesmo que a pessoa tenha ascendência japonesa. Então, a dica é consumir os conteúdos sobre culinária produzidos no Japão. Mesmo que você ainda não tenha conhecimento sobre o idioma, vale a pena ver ao menos os vídeos com os modos de preparo originais, observando muito bem as técnicas utilizadas.