Para nós, no ocidente, a celebração do Ano-Novo marca o encerramento do nosso calendário gregoriano, criado pelo Papa Gregório XIII, em 1528, e tem como intenção marcar uma volta completa da Terra em torno do Sol. Por isso, comemoramos a virada no dia 31 de dezembro, o que não quer dizer que outras regiões do mundo façam o mesmo.
É o caso do Japão, que segue o calendário Wareki, criado na Era Meiji, em 1873. Apesar de usar um sistema de separação de dias e meses semelhante ao modelo ocidental, os anos e as eras são separados de uma maneira completamente diferente.
Tanto é que o Ano-Novo japonês (cujo nome no Japão é oshougatsu) ocorrerá no dia 4 de fevereiro de 2024, simbolizando o início do Reiwa 6, o ano do dragão. Isso acontece porque o calendário chinês é complexo e leva em consideração ciclos naturais, seguindo os padrões dos movimentos solares e lunares, também conhecido como lunissolar.
Índice de Conteúdo
Como se monta o calendário japonês?
Para isso, temos que fazer duas explicações. A base lunar do calendário japonês se baseia nas fases da Lua, e usa a Lua nova mais próxima da primeira (do hemisfério norte) para marcar o início do ciclo anual. Por conta disso, a data varia entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro de cada ano.
O calendário solar serve para afunilar um pouco esses dias. Ao levar em consideração o movimento de translação da Terra em torno do Sol (assim como o nosso calendário), ele consegue definir que o ano começa entre os dias 3, 4 e 5 de fevereiro. A decisão fica ao convergir as duas informações para encontrar uma data entre eles.

O que são as “eras” no calendário japonês?
As eras no Japão são separadas a cada vez que um novo Imperador assume o trono, e a partir daí se inicia uma nova contagem. Atualmente o Japão se encontra na era Reiwa, que começou em 1º de maio de 2019, quando o Imperador Naruhito ascendeu, encerrando a era Heisei na contagem 31 (Heisei 31).
Com isso, o ano de 2019 corresponde ao ano Heisei 31 até 30 de abril e ao ano Reiwa 1, que simbolicamente é iniciado a partir de 1º de maio de 2019. A palavra “Reiwa” pode ser interpretada como “bela harmonia”, em tradução livre.
Qual será o ano japonês de 2024?
No calendário oficial japonês, esse ano marca o início do Reiwa 6, como já foi dito anteriormente. O que não foi falado é que ele nasce sob a influência de um animal, então quem nascer em 2024 pode falar que seu signo japonês é do dragão. Simbolicamente, este é um período considerado auspicioso, de poder, sucesso e boa sorte.
Como se comemora o Ano-Novo japonês?
O Japão é um país tradicionalista e com costumes muito mais intimistas do que o ocidente. A celebração da virada do ano é muito diferente. Para quem não conseguir ir para o país de origem, o bairro da Liberdade é um ótimo motivo para comprar uma agem de ônibus para São Paulo, para conferir as festividades.
Segundo uma nota emitida à imprensa, a comunidade japonesa que mora no bairro da Liberdade, em São Paulo, anunciou que o Ano-Novo em 2024 será celebrado com danças tradicionais, apresentações de taikô (tambores japoneses), além da culinária típica.
Além disso, graças à arquitetura respeitosa do bairro, é possível ter uma imersão dentro das tradições que focam bastante na espiritualidade e na reverência à natureza, características do povo japonês.