Você sabia que no Japão também existe um deserto de dunas de areia? Assim como as dunas de areia do Maranhão, o Japão tem seu deserto turístico conhecido como Tottori Sakyu [鳥取砂丘]. São mais de 30Km de areias espalhadas ao leste da cidade de Tottori na região de Chugoku, são 16 quilômetros de comprimento por dois quilômetros de largura.
As dunas são formadas pelos ventos do Mar do Japão, que trazem a areia do fundo do oceano para a praia, e todos os anos a paisagem fica propícia a mudar.
Em alguns pontos das dunas, as colinas chegam a 90 metros de altura, oferecendo uma visão espetacular do mar e do horizonte, as inclinação das dunas podem chegar até 40 graus, tornando Tottori um destino popular para turistas e também praticantes de sandboarding.
Sakyu [砂丘] é a palavra japonesa para dunas de areia ou colinas de areia.
Índice de Conteúdo
Tottori Sakyu - O deserto do Japão
Dizem que este pequeno deserto existe a milhares de anos atrás, quando cinzas do Vulcão Daisen se misturaram à areia do rio Sendai levada ao mar, que eventualmente jogou a areia na costa do Japão.

Neste deserto é possível andar de camelos, cavalos, e até mesmo os cadeirantes tem uma cadeira especial para andar na areia. As dunas de areia em Tottori atraem mais de 2 milhões de turistas por ano.
A temperatura da areia é alta e pode chegar até 60º. Algumas plantas hamahirugao e hamanigana conseguem nascer, por causa da areia úmida que tem embaixo. No inverno as dunas de Tottori ficam cobertas por metros de neve.
Para andar de camelo nas dunas do Japão você paga cerca de 1300 ienes.
Iluminação e Museu de areia de tottori
No fim do ano o lugar também ganha uma bela iluminação durante à noite chamada de Tottori sakyu illusion. As iluminações em lugares turísticos é algo popular por todo Japão entre Novembro e Dezembro.

No deserto de Tottori você também encontra um Museu de Areia com grandes esculturas de areia de artistas do mundo inteiro. Anteriormente as exposições de areia eram realizadas ao ar livre, mas em 2012 o museu de areia se mudou para seu próprio edifício permanente.
Para entrar no museu da areia você paga 600 ienes. O museu fecha no ínicio de janeiro a meados de Abril com objetivo de mudar suas exposições anualmente. Cada ano que você visitar é uma experiência nova.
O deserto de Tottori também é cenário de vários filmes e doramas japoneses.

Preparado para visitar as dunas do Japão?
Para visitar as dunas de areia na região de Tottori você pode pegar um ônibus na estação de Tottori com destino a Tottori Sakyu [鳥取砂丘] e descer na última parada.
As dunas de Tottori é mais uma das milhares de pontos que você deve visitar no Japão. Você já teve esta oportunidade? Qual foi a sua experiencia? Gostamos de ouvir seus comentários. Para finalizar vamos deixar alguns vídeos deste belo deserto no Japão: