O Japão, assim como outros países orientais, acumula conhecimentos milenares que podem, facilmente, serem utilizados nos dias atuais. A cultura organizacional japonesa tem muito a contribuir com o resto do mundo e empresas e empresários só tem a ganhar com os ensinamentos. Vamos conhecer os 7 principais aprendizados que os japoneses tem a oferecer:
Índice de Conteúdo
1 - Poder de acreditar em si mesmo
Os países orientais, carregam uma rica cultura mística que muitos ocidentais desconhecem. O primeiro ensinamento, não poderia fugir desse campo e o primeiro ensinamento começa com a frase: “Você é o único responsável pelas suas conquistas e derrotas”.
O que podemos tirar desse trecho é que todas as conquistas só dependem de você, ou seja, o sucesso só é possível quando o esforço vem de dentro.
2 - Respeite o dinheiro
Se você tem dinheiro em mão, ele veio depois de muito esforço, na maioria das vezes. Pensando dessa maneira, o respeito por ele deve ser essencial e é exatamente isso que os japoneses fazem.
Os ocidentais costumam dar valor apenas as notas altas, esquecendo que as moedas também merecem respeito e podem gerar uma receita bem interessante no final do mês. Toda quantia deve ser respeitada.

3 - Resiliência para atingir seus objetivos
Quase todo mundo tem um sonho, sendo o esforço excessivo necessário, na maioria dos casos. Os japoneses são conhecidos por trabalharem bastante, seja por necessidade ou por outras questões pessoais.
Desconsiderando o trabalho de forma desumana, não podemos negar que eles têm muito a nos ensinar, principalmente no foco e determinação na hora de conquistar seus objetivos. Absorva a resiliência deles e veja os seus objetivos se concretizando mais cedo do que esperava.
4 - Comida em forma de arte
Todo mundo sabe que a culinária japonesa é fantástica e cheia de mistérios, então a forma de apresentação dos pratos não seria diferente. Os japoneses usam e abusam do contato visual na hora de realizar o marketing de empresas do ramo alimentício e perceberam que as vendas começaram a crescer depois que iniciaram a utilização das “fotos fakes” de comidas. Essa dica pode ser valiosa para você que tem ou deseja abrir um negócio online ou físico, dentro desse nicho.

5 - Comunicação visual
Assim como a utilização da comunicação visual nos setores alimentícios, os japoneses também são conhecidos por exagerarem nas campanhas publicitárias em geral.
É bastante comum, nas ruas de Tóquio, você se deparar com diversos letreiros digitais, telões com imagens e outdoors, ou seja, o excesso de informação é algo importante no país.
Claro que a adaptação desse modelo no Brasil poderia sofrer alguma resistência, porém, vale pensar em formas de utilizar essa tendência em campanhas publicitárias isoladas.
6 - Trabalhe pelo prazer de entregar um bom trabalho
Muito mais do que trabalhar pelo dinheiro, os orientais gostam de trabalhar para que o trabalho seja entregue de forma perfeita. Uma curiosidade é que no Japão o simples fato de dar uma gorjeta pode parecer ofensivo, pois eles priorizam mais o trabalho entregue do que o valor cobrado.
O ensinamento que podemos tirar é que devemos nos preocupar mais com o serviço do que com o retorno financeiro. Quando o trabalho é executado de forma correta, o financeiro vem de forma natural.
7 - Respeite o seu horário
Ter respeito com o horário não é característica única dos ingleses, pois no Japão eles também tem um respeito bem grande em ser pontuais. Eles acreditam que o simples fato de você conseguir organizar seus horários e segui-los faz com que você aprimore suas habilidades de liderança.
Empresas e empresários que possuem capacidade de liderar, têm grandes chances de que a sua empresa tenha sucesso, então podemos praticar o respeito aos horários, para que nosso poder de liderar seja trabalhado.
A diversidade das culturas ao redor do mundo pode trazer diversos ensinamentos para serem aplicados na rotina. O Japão é um exemplo claro de que persistência e crença no que está fazendo, pode fazer com que os seus resultados alcancem outro patamar.