O ensino fundamental Japonês é totalmente obrigatório, assim como no Brasil. As crianças têm que entrar nas escolas caso completem 6 anos, até ou antes do dia 1º de abril. O ano escolar começa em Abril e termina em Março.
Para os Japoneses, é obrigatório cursar a Escola primária, que são 6 anos, e outros três anos na Escola secundária. Também estão disponíveis escolas especiais para crianças que possuem deficiências físicas e mentais. Também existem escolas próprias para estrangeiros.
O ensino fundamental possui escolas públicas gratuitas para japoneses e estrangeiros com pequenas taxas auxiliares. O ensino fundamental é composto do Shougakkou e Chuugakkou. O ensino médio ou superior (15 aos 17 anos) não é obrigatório mas 94% dos alunos fazem. As escolas são pagas, inclusive as públicas.
Índice de Conteúdo
Matérias/disciplinas escolares
Shougakkou - Ciências, Desenho e Marcenaria, Educação Moral, Estudos Gerais, Matemática, Música, Tarefas Domésticas e Educação Física, Vida Cotidiana,Estudos Sociais e outras atividades extras.
Chuugakkou - Ciências, Educação Artística, Educação Física e Saúde, Educação Moral, Estudos Gerais, Estudos Sociais, Língua Estrangeira, Marcenarias, Matemática, Música, Tarefas Domésticas,Língua Japonesa e outras atividades extras.

Sobre Matrículas
As matrículas são feitas durante o mês de Março/Abril.
Para realizar a matricula, os pais ou responsáveis devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, e então, fazer um pedido para a matricula da(s) crianças, tanto no shougakkou, quanto no chuugakkou.
Antes, é necessário escolher a escola em que a criança irá frequentar, claro, enviando o processo para a Secretaria de Educação.
Após isto, os pais ou responsáveis deverão ir à escola e então fazer a matrícula, claro, o aluno só poderá frequentar a escola no ano escolar que seja correspondente à idade.
Então, é necessário que os pais/responsáveis comparação com os seus filhos para irem conversar com o(s) professores sobre a vida escolar do mesmo.
É possível encontrar nas escolas uma espécie de organização denominada PTA, que pela qual é constituída pelos pais e professores. Nesta organização, organizadas diversas coisas de utilidade pública e de melhorias, tal como a segurança, isto é claro, inclui a orientação sobre o trajeto de casa para a escola e vice-versa. Tendo colaboração de ambas as partes e de forma ativa.

Na homepage do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, há um guia de informações sobre a matrícula escolar.
Outros artigos nossos relacionados as escolas Japonesas: