Com a pandemia e o isolamento social, muitos brasileiros se interessaram por aprender novos idiomas na internet. De acordo com dados levantados pelo portal GUIA55, somente entre março e abril deste ano, as buscas na internet por cursos de japonês cresceram 214%. Se você ama a cultura japonesa e, por isso, pretende aprender o idioma para conseguir se aprofundar mais no tema, veja as nossas dicas para utilizar os meios virtuais a seu favor:
Índice de Conteúdo
Assista, leia e escute
O audiovisual é uma das melhores maneiras de começar a se familiarizar com o idioma. Não à toa, muitas pessoas conseguem aumentar o vocabulário estrangeiro apenas assistindo filmes e séries. Então, antes de iniciar um curso formal, você pode assistir às produções japonesas com legenda em português. Assim, quando você começar a aprender o significado das palavras, você se lembrará de algumas por já ter ouvido. Além de ajudar na assimilação das informações, isso também auxilia na pronúncia correta.
Com o ar do tempo, quando você começar a aprender a escrita, a fala e a escuta em japonês, você pode evoluir e tirar a legenda em português. Fazer isso com produções que você já assistiu ajudará a aumentar o entendimento e assimilar mais palavras. Além dos filmes, séries e animes, ouvir músicas no idioma também pode ajudar bastante.
Conforme você começar a aprender formalmente a escrita e a leitura, o ideal é aproveitar os mangás que ajudam no aprendizado. Vários deles têm a leitura fácil, ideal para aprender novas palavras e decorar as que você já aprendeu, e são bem fáceis de encontrar na internet.

Utilize aplicativos para fixação do vocabulário
Existem diversos aplicativos disponíveis para celulares que são voltados para a fixação de vocabulário estrangeiro. Com eles, você conseguirá aumentar o seu conhecimento no idioma de uma maneira parecida com um jogo. Mesmo que estes aplicativos possam parecer muito básicos, o uso deles é muito importante para aprender mais palavras e fixar os conhecimentos adquiridos através da repetição.
Interaja com outras pessoas que também estão aprendendo
Através de fóruns na internet e redes sociais, é possível encontrar outras pessoas que também estão aprendendo japonês. Assim, você podem trocar os conhecimentos e começar a esboçar diálogos no idioma sem a pressão de estar conversando com alguém fluente. Isso ajuda muito a perder a insegurança em relação aos conhecimentos adquiridos.
Conforme você for aumentando a sua capacidade de diálogo e o seu vocabulário, deve cogitar evoluir e conversar com quem já é fluente em japonês. Para isso, também existem alguns aplicativos de conversação, que conectam os nativos do país com pessoas de vários lugares que estão querendo aprender o idioma.
